Sistemas de automação prometem deixar residências cada vez mais confortáveis
Nos últimos anos, a era digital tem avançado cada vez mais, chegando nas nossas residências e automatizando atividades que dependiam da ação humana. Em consequência disso, os processos automatizados garantem, além do conforto, uma redução de gastos em energia elétrica.
O termo “smart home” surge para definir as residências que possuem algum tipo de ferramenta que gerencia atividades da casa, como por exemplo, a assistente pessoal Alexa, criada pela Amazon. É possível, através destes aparelhos, controlar e automatizar a iluminação, a ventilação, a segurança e a comunicação das residências.
Residências inteligentes são o futuro?
Não é de hoje que os processos de automação estão sendo grandes aliados no conforto e facilidade do dia a dia. São diversas ferramentas que ficam na palma da mão e facilitam várias atividades sem deslocamento. Um exemplo para isso são as fechaduras inteligentes, que apenas com a aproximação de um smartwatch ou com um toque no smartphone se destranca.
Além das facilidades e conforto que esses aparelhos oferecem, conseguimos ver uma redução nos gastos em energia elétrica, por exemplo. Com o controle da iluminação da residência, seguindo as rotinas adaptadas, é possível reduzir o gasto de energia.
Por isso, não é à toa que as empresas de tecnologia estão cada vez mais investindo em criações que facilitam e automatizam processos, garantindo além do conforto, uma conscientização sustentável sobre os usos de energia.